A Igreja celebra nesta sexta-feira, 25, a memória do Santo Franciscano, Antônio de Sant’Ana Galvão (Frei Galvão), conhecido como “o homem da paz e da caridade” e pelas suas “Pílulas Milagrosas”. Foi o primeiro santo brasileiro que nasceu, viveu e morreu no Brasil, canonizado em maio de 2007. Em São João del-Rei, a programação se concentra na Igreja de São Gonçalo Garcia, em São João del-Rei, e vai contar com missa, procissão e distribuição das pílulas.
Santo Antônio de Sant’Ana Galvão, mais conhecido como Frei Galvão foi um frade católico e primeiro santo nascido no Brasil. O pai, Antônio Galvão de França, nascido em Portugal, era o capitão-mor da vila. Sua mãe, Isabel Leite de Barros, era filha de fazendeiros, bisneta do famoso bandeirante Fernão Dias Pais, o “caçador de esmeraldas”.
Antônio viveu com seus irmãos numa casa grande e rica, pois seus pais gozavam de prestígio social e influência política. O pai, querendo dar uma formação humana e cultural segundo suas possibilidades econômicas, mandou o filho com a idade de treze anos para o Colégio de Belém, dos padres jesuítas, na Bahia, onde já se encontrava seu irmão José.