Ano Jubilar 2025: Dom José Eudes Publica Decreto e Anuncia Local de Peregrinação na Diocese de São João del-Rei

Na manhã deste sábado, 09 de novembro, dia em que a Igreja celebra a Dedicação da Basílica de São João do Latrão, o Bispo Diocesano de São João del-Rei, Dom José Eudes Campos do Nascimento, divulgou um decreto oficial referente à celebração do Ano Jubilar 2025. Em consonância com a Bula de Proclamação do Jubileu, assinada pelo Papa Francisco, o documento estabelece a abertura solene do Ano Jubilar no domingo, 29 de dezembro de 2024, com validade até 28 de dezembro de 2025.

A celebração de abertura do Ano Jubilar na Diocese de São João del-Rei ocorrerá com uma Santa Missa, às 9h, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, uma vez que a Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar está temporariamente fechada para restauração. Em seu decreto, Dom José Eudes nomeou os templos designados como locais de peregrinação durante o Ano Jubilar, onde os fiéis poderão obter indulgências, entre eles, na Matriz de Sant’Ana, em Lavras.

Igrejas de Peregrinação para o Ano Jubilar na Diocese de São João del-Rei

O decreto enumera sete igrejas na diocese onde os fiéis poderão realizar sua peregrinação durante o Ano Santo, fortalecendo sua fé e esperança. São elas:

  1. Igreja de Nossa Senhora do Rosário – São João del-Rei
  2. Igreja da Beata Nhá Chica – Distrito do Rio das Mortes, São João del-Rei
  3. Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos – São João del-Rei
  4. Santuário da Santíssima Trindade – Tiradentes
  5. Santuário de Nossa Senhora de Nazaré – Nazareno
  6. Igreja Matriz de Sant’Ana – Lavras
  7. Santuário de Nossa Senhora da Piedade – Piedade do Rio Grande

A inclusão da Matriz de Sant’Ana como local de peregrinação representa uma oportunidade especial para a comunidade de Lavras, que se une à celebração do Jubileu ao lado dos demais fiéis da diocese.

Indulgência Jubilar

Durante o Ano Jubilar, os fiéis arrependidos, após a confissão sacramental e a recepção da Sagrada Comunhão, poderão obter a Indulgência Plenária ao realizarem uma peregrinação aos locais sagrados designados. A indulgência, concedida pelo Papa Francisco, poderá ser aplicada aos fiéis falecidos como sufrágio. Aqueles que visitam as Igrejas jubilares são incentivados a participar da Santa Missa, meditar na Adoração Eucarística, rezar o Rosário Mariano e realizar a Via-Sacra, entre outros atos de devoção.

Orientações para Peregrinação

Para a organização de peregrinações em grupos, como paróquias ou comunidades, é recomendado que os responsáveis ​​entrem em contato diretamente com as secretarias das Igrejas jubilares, onde poderão obter informações sobre atividades comemorativas específicas.

Dom José Eudes conclui o decreto lembrando que o Ano Jubilar é uma ocasião privilegiada de renovação espiritual e reconciliação, de modo que os fiéis possam vivenciar intensamente a esperança, tal como expressa a Bula Spes non confundit (A esperança não engana) do Santo Padre.

Confira o decreto completo no site da Diocese e acompanhe as programações que serão divulgadas em preparação ao Ano Jubilar 2025.