A igreja celebra nesta sexta-feira, 25, a festa de Santo Antônio Sant’Anna Galvão, mais conhecido como Frei Galvão, o primeiro santo brasileiro, que também é muito recordado por suas pílulas, as quais são muito requisitadas até hoje por milhares de devotos. São pílulas devocionais, chamadas de sacramental. Quando tomadas com fé e conversão de coração nos aproximam de Jesus.
A história da pílula de frei Galvão é representativa do seu amor e caridade, sobretudo, pelos doentes. Segundo consta, frei Galvão ia às casas orar com as famílias pelas senhoras grávidas que tinham dificuldades de parto natural. Certo dia, foi procurado por um senhor aflito, porque sua esposa estava em trabalho de parto e em risco de perder a vida.
O franciscano escreveu em três pequenos papéis um trecho do Ofício da Santíssima Virgem, enrolou-os como pílulas e entregou-os ao homem. Este, por sua vez, deu à esposa e a criança nasceu com saúde. Em outra ocasião, um jovem o teria procurado com dores causadas por cálculos renais. O frei fez outras pílulas e também este rapaz ficou curado.
Após a morte do franciscano e até hoje, as pílulas são produzidas pelas Irmãs Concepcionistas e também por voluntários, conforme as orientações de frei Galvão, e entregues a pessoas que têm fé na intercessão deste santo. A pílula traz a pequena oração: “Depois do parto, ó Virgem, permaneceste intacta; Mãe de Deus, intercedei por nós”. Sua confecção é feita de modo manual e as pessoas que a fabricam são orientadas a fazê-lo em oração.
Como surgiram essas pílulas?
Nasceram do grande amor, zelo e caridade que Frei Galvão tinha para com os doentes. Um dia, não podendo visitar um jovem que estava com dores tremendas, escreveu num pedacinho de papel uma invocação à Virgem Imaculada e disse ao portador: “leve ao enfermo e diga-lhe para tomar com fé e devoção à Maria”. Mais tarde, tomou a mesma atitude com uma senhora em perigo de morte, no parto. Em ambos os casos, as pessoas receberam as graças”. Esse Pedacinho de papel originou as Pílulas.
O que Frei Galvão escrevia nos pedacinhos de papel?
“Post partum, Virgo, inviolata, permansisti; Dei Genitrix, intercede pro nobis”. (Depois do Parto, ó Virgem, permaneceste intacta, mãe de Deus, intercede por nós). Até hoje a mesma frase é utilizada nas pílulas.
Como as pílulas devem ser tomadas?
Junto com a novena, rezada durante nove dias. Toma-se as pílulas: no 1º, no 5º e no último dia da novena. Em caso de doença, nunca deixe de ir ao médico e seguir as suas recomendações. Tome as pílulas com fé e coloque-se nas mãos de Deus, para que Ele realize as graças segundo o vosso plano.
Como celebrar o anto e receber as pílulas?
Hoje, dia 25, haverá missa, procissão em honra ao santo e distribuição das pílulas, à partir das 19 horas, na Igreja São Gonçalo Garcia, no Centro de São João del-Rei.
Informações: franciscanos.org.br